Pequenas mudanças para um dia-a-dia mais ativo


Conheça pequenas alterações que podem fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida e trazer múltiplos benefícios para a saúde.


A prática de atividade física regular traz múltiplos benefícios para a saúde: uma melhoria da saúde, aumento da qualidade do sono, manutenção de um peso saudável, redução do stress e aumento da qualidade de vida são só alguns exemplos. Mas a atividade física não se limita ao exercício físico, sendo possível ser uma pessoa mais ativa através da inclusão de pequenos gestos na sua rotina – pequenos gestos que podem fazer uma grande diferença.

 

1. Opte pelas escadas

No dia-a-dia somos muitas vezes confrontados com a decisão de subir pelas escadas ou utilizar as escadas rolantes ou elevador. Muitas vezes optamos, mesmo sem pensar, pela opção que menos nos custa a nível físico, perdendo assim uma oportunidade para fazer um pouco de exercício.

Optar pelas escadas diariamente pode fazer uma grande diferença: subir o correspondente a três andares por dia pode reduzir o risco de AVC ou morte por outras causas, para além de ajudar a perder peso, melhorar a função pulmonar, diminuir o nível de colesterol e melhorar o sistema cardiovascular.

 

2. Saia do transporte na paragem anterior

Este ponto é um clássico para uma vida mais ativa. No caso de andar normalmente de transportes públicos, sair uma paragem antes do destino e caminhar o resto do percurso é uma boa maneira de se exercitar um pouco mais sem grande esforço. No caso de se movimentar de carro este truque também funciona: basta estacionar um pouco mais longe do que o habitual.

 

3. Aproveite a hora de almoço para dar um passeio

Independentemente do ritmo intenso de trabalho, quase toda a gente consegue algum tempo de pausa na hora de almoço. Sair para caminhar depois de comer é sempre uma boa ideia, uma vez que associa todos os benefícios da caminhada a uma melhoria da digestão. Adotar esta rotina não só traz benefícios a nível físico como reduz o stress e a ansiedade.

 

4. Faça exercício enquanto vê televisão

Todos gostamos de descansar em frente à televisão de quando em vez, mas esta pode ser também uma boa oportunidade para se exercitar um pouco. Aproveitar os intervalos do seu programa preferido para fazer alguns agachamentos ou abdominais é uma boa ideia, assim como levantar e baixar as pernas enquanto está sentado no sofá.

 

5. Combine atividades físicas com o tempo com os amigos

Formar uma equipa de futebol, basquetebol ou outras modalidades e jogar com os seus amigos uma vez por semana é uma excelente forma de fazer mais exercício. Para quem não gosta de modalidades organizadas, há sempre a opção de combinar um passeio com os amigos, onde deve alternar o ritmo da marcha para potenciar os benefícios do exercício.

 

6. Leve o seu cão a passear

Levar os animais de estimação a passear é uma excelente forma de caminhar e mexer-se mais. Principalmente para quem não gosta de ginásios ou de tempo planeado de exercício, esta pode ser uma solução mais natural e que não implica grande preparação, mas que pode trazer muitos benefícios para a saúde. Andar a um ritmo acelerado ou atirar um objeto várias vezes para o animal apanhar e agachar-se várias vezes para o recuperar são exemplos de atividades que pode fazer neste caso.


VOTSFP

Abril 20, 2018




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