Malária: Prevenir é o melhor remédio


No Dia Mundial da Malária, a Dra. Maria João Gonçalves, especialista em Infeciologia e Consulta do Viajante, conta-nos mais sobre a doença, os seus sintomas e as formas de prevenção.


O que é a Malária?

A malária ou paludismo é uma doença infeciosa originada por um parasita do género Plasmodium, que é transmitido pela picada do mosquito Anopheles.

Cinco espécies (P. falciparum, P. vivax, P.  ovale, P. malarae e P. knowlesi)  podem causar doença em seres humanos.

 

Onde existe?

Foi declarada em 1973 a erradicação desta doença em Portugal. Ou seja, não há transmissão em território nacional.

No entanto, mantém-se a transmissão em determinados países de África, América Latina, Caraíbas, Ásia (incluindo o Sudeste Asiático e Médio Oriente), Europa de Leste e Pacífico Sul (mapa interativo sobre a Malária em várias zonas do globo: https://www.cdc.gov/malaria/travelers/about_maps.html). Portanto, pessoas provenientes ou que visitem esses locais podem adquirir malária.

A Organização Mundial de Saúde tem desenvolvido vários programas de investigação na prevenção, controlo e eliminação da malária. Ainda assim, esta doença foi responsável em 2016 por 216 milhões de casos e 445.000 mortes em todo o mundo.

 

Quais são as manifestações clínicas?

O período de incubação é de 7 dias (geralmente ≥14 dias) a meses  após a exposição a uma área de risco. Os sintomas incluem febre e sintomas tipo gripe (arrepios, dores de cabeça, dores musculares e/ou mal estar).

Em alguns casos pode ocorrer doença grave (geralmente causada pelo P. falciparum) que se manifesta com crises epiléticas, confusão, falência renal, dificuldade respiratória, coma e mesmo morte.

 

Como se diagnostica e como se trata?

A suspeita de malária requere intervenção diagnóstica e terapêutica urgente.

O diagnóstico é geralmente realizado por microscopia e/ou um teste rápido de malária.

O tratamento consiste em antimaláricos que são selecionados de acordo com a espécie de mosquito e a proveniência do doente (uma vez que há resistência de algumas espécies e em determinados locais a alguns dos antimaláricos disponíveis).

 

Como se previne?

É fundamental a evicção da picada de mosquito durante a estadia em países endémicos: incluindo a utilização de redes mosquiteiras, repelentes cutâneos  e de tecidos, ar condicionado, entre outros.

A quimioprofilaxia da malária deve ser ponderada e decidida individualmente de acordo com o destino, itinerário, tipo de viagem, estação do ano e alojamento.

 

Fontes bibliográficas:

Centers of Disease Control and Prevention

World Health Organization

Yellow book 2018


Marque já a sua consulta com a Dra. Maria João Gonçalves, especialista em Infeciologia e Medicina do Viajante, através do 222 062 130.

 


VOTSFP

Abril 25, 2018




Outras notícias

Conta-me como foi: Sessão de esclarecimento de Nutrição

O Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade é hoje, mas no Hospital da VOTSFP a celebração foi feita no dia 17! A nutricionista Dra. Rita Azevedo conduziu uma sessão de esclarecimento extremamente interessante e esclarecedora, que agarrou a atenção dos participantes desde o primeiro minuto! Veja as fotos aqui.

Hoje é Dia Internacional da Família!

Hoje é Dia Internacional da Família, e não podíamos deixar de desejar um excelente dia a todas as famílias portuguesas!

Feliz Dia Internacional do Enfermeiro!

Hoje é dia de agradecer a todos os profissionais de enfermagem por todo o seu trabalho e dedicação

Liturgia da Palavra a 13 de maio

A celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima terá lugar na Capela do Hospital da VOTSFP, pelas 10 horas

Em maio, todos os caminhos vão dar a Fátima

Maio é mês de peregrinação para milhares de portugueses, numa tradição que dura já há mais de uma centena de anos. Duas colaboradoras da Ordem de São Francisco, com anos de experiências e histórias de caminhadas a Fátima, contam-nos porque é que o caminho e o sacrifício valem a pena

Sessão de esclarecimento gratuita – Nutrição

No dia 17 de maio vamos antecipar a celebração do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade com uma sessão de esclarecimento gratuita com a Dra. Rita Azevedo - Nutricionista!

Feliz Dia da Mãe!

A Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto deseja a todas as mães um dia muito feliz!

A saúde está nas suas mãos

Lavar as mãos é um gesto simples e rápido, mas os seus efeitos podem ser grandiosos: lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções, como as relacionadas com o estômago, ouvidos, garganta e pele

Dia Mundial da Dança: A dança não é só para miúdos

No Lar Margarida Lisboa e na Residência Rainha Santa Isabel, os graúdos têm a oportunidade de participar em aulas de dança todas as semanas, ensinadas por voluntários da Escola de Dança Ginasiano através do projeto MO.V.E.

Malária: Prevenir é o melhor remédio

No Dia Mundial da Malária, a Dra. Maria João Gonçalves, especialista em Infeciologia e Consulta do Viajante, conta-nos mais sobre a doença, os seus sintomas e as formas de prevenção.

Pequenas mudanças para um dia-a-dia mais ativo

Conheça pequenas alterações que podem fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida e trazer múltiplos benefícios para a saúde.

Que direitos tenho enquanto doente internado?

No Dia Europeu dos Direitos dos Doentes fique a saber quais são os seus direitos se estiver numa unidade de internamento.

Dia Mundial da Doença de Parkinson

Neste Dia Mundial venha conhecer melhor a Doença de Parkinson, os seus sintomas e o que pode fazer para conviver melhor com a doença

Dia Mundial da Saúde

No Dia Mundial da Saúde, a nutricionista Dra. Rita Azevedo traz-lhe informação sobre a importância de uma alimentação saudável para a manutenção da qualidade de vida.

A VOTSFP deseja-lhe uma Santa Páscoa

Os votos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto na mais importante celebração católica

Presidentes da República Portuguesa e da República Federal da Alemanha visitam Igreja do Convento de São Francisco do Porto

A Igreja do Convento de São Francisco do Porto recebeu no passado dia 02 a visita do Presidente da República Portuguesa e do Presidente da República Federal da Alemanha.

Estamos mais próximo de si

A Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto surge com uma nova imagem, mais moderna e aberta à comunidade, que acompanha uma estratégia de maior proximidade aos nossos utentes.

Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto em suplemento do jornal Público

Artigo sobre a Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto no suplemento do jornal Público - Perspetivas

Assembleia-Geral Ordinária no dia 22 de março

Consulte aqui a convocatória para a Assembleia-Geral Ordinária de 22 de março