Dia Mundial da Saúde


No Dia Mundial da Saúde, a nutricionista Dra. Rita Azevedo traz-lhe informação sobre a importância de uma alimentação saudável para a manutenção da qualidade de vida.


Hoje celebra-se o Dia Mundial da Saúde, que este ano tem como tema “Saúde para todos”.

Quando falamos em Saúde falamos não só de viver com boa disposição física e mental, mas de bem-estar social entre os indivíduos.

A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela biologia humana, pelos ambientes físicos, sociais e económicos, mas também pelo estilo de vida – pelos hábitos comportamentais e alimentares que poderão afetar diretamente o estado de saúde.

Já todos sabemos que uma boa saúde está diretamente associada ao aumento da qualidade de vida. Fatores como a prática de atividade física e uma alimentação saudável e variada são determinantes para um estado de saúde equilibrado.

A alimentação saudável e adequada é crucial para que o crescimento, desenvolvimento e manutenção do organismo ocorra de forma ajustada e saudável.

O consumo de alimentos quer a nível de quantidade, quer a nível de qualidade desempenha um papel de extrema importância para evitar a ocorrência de carências e/ou excessos alimentares e assim melhorar o estado de saúde.

Uma alimentação inadequada com potenciais carências e/ou excessos alimentares associado a um estilo de vida sedentário pode levar ao desenvolvimento de certas patologias como obesidade, desnutrição, diabetes mellitus, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, entre outras, que afetam assim a saúde.

A Nutrição desempenha aqui um papel não só preventivo, mas de tratamento de certas doenças, tais como as referidas anteriormente e muitas outras (doenças inflamatórias intestinais, intolerâncias alimentares, doenças renais e hepáticas, entre muitas outras).

Como tal, a Nutrição está diretamente associada com a promoção de saúde dos indivíduos!

Um adequado acompanhamento nutricional é fundamental em todas as fases do indivíduo, desde a gravidez ao nascimento da criança, na idade pediátrica, na fase adulta e na fase idosa.

Se precisa de ajuda para melhorar a sua alimentação e estilo de vida em qualquer fase da sua vida, ou se possui alguma doença na qual necessita de apoio nutricional para o seu tratamento e/ou melhoria de sintomas associados, procure apoio especializado.

Estarei aqui para o/a ajudar!

Pense na sua saúde! Prevenção é a palavra de ordem!

Marque já a sua consulta de Nutrição com a Dra. Rita Azevedo – Nutricionista (Cédula Profissional 3376N) através do 222 062 130.


VOTSFP

Abril 7, 2018




Outras notícias

Conta-me como foi: Sessão de esclarecimento de Nutrição

O Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade é hoje, mas no Hospital da VOTSFP a celebração foi feita no dia 17! A nutricionista Dra. Rita Azevedo conduziu uma sessão de esclarecimento extremamente interessante e esclarecedora, que agarrou a atenção dos participantes desde o primeiro minuto! Veja as fotos aqui.

Hoje é Dia Internacional da Família!

Hoje é Dia Internacional da Família, e não podíamos deixar de desejar um excelente dia a todas as famílias portuguesas!

Feliz Dia Internacional do Enfermeiro!

Hoje é dia de agradecer a todos os profissionais de enfermagem por todo o seu trabalho e dedicação

Liturgia da Palavra a 13 de maio

A celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima terá lugar na Capela do Hospital da VOTSFP, pelas 10 horas

Em maio, todos os caminhos vão dar a Fátima

Maio é mês de peregrinação para milhares de portugueses, numa tradição que dura já há mais de uma centena de anos. Duas colaboradoras da Ordem de São Francisco, com anos de experiências e histórias de caminhadas a Fátima, contam-nos porque é que o caminho e o sacrifício valem a pena

Sessão de esclarecimento gratuita – Nutrição

No dia 17 de maio vamos antecipar a celebração do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade com uma sessão de esclarecimento gratuita com a Dra. Rita Azevedo - Nutricionista!

Feliz Dia da Mãe!

A Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto deseja a todas as mães um dia muito feliz!

A saúde está nas suas mãos

Lavar as mãos é um gesto simples e rápido, mas os seus efeitos podem ser grandiosos: lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções, como as relacionadas com o estômago, ouvidos, garganta e pele

Dia Mundial da Dança: A dança não é só para miúdos

No Lar Margarida Lisboa e na Residência Rainha Santa Isabel, os graúdos têm a oportunidade de participar em aulas de dança todas as semanas, ensinadas por voluntários da Escola de Dança Ginasiano através do projeto MO.V.E.

Malária: Prevenir é o melhor remédio

No Dia Mundial da Malária, a Dra. Maria João Gonçalves, especialista em Infeciologia e Consulta do Viajante, conta-nos mais sobre a doença, os seus sintomas e as formas de prevenção.

Pequenas mudanças para um dia-a-dia mais ativo

Conheça pequenas alterações que podem fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida e trazer múltiplos benefícios para a saúde.

Que direitos tenho enquanto doente internado?

No Dia Europeu dos Direitos dos Doentes fique a saber quais são os seus direitos se estiver numa unidade de internamento.

Dia Mundial da Doença de Parkinson

Neste Dia Mundial venha conhecer melhor a Doença de Parkinson, os seus sintomas e o que pode fazer para conviver melhor com a doença

Dia Mundial da Saúde

No Dia Mundial da Saúde, a nutricionista Dra. Rita Azevedo traz-lhe informação sobre a importância de uma alimentação saudável para a manutenção da qualidade de vida.

A VOTSFP deseja-lhe uma Santa Páscoa

Os votos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto na mais importante celebração católica

Presidentes da República Portuguesa e da República Federal da Alemanha visitam Igreja do Convento de São Francisco do Porto

A Igreja do Convento de São Francisco do Porto recebeu no passado dia 02 a visita do Presidente da República Portuguesa e do Presidente da República Federal da Alemanha.

Estamos mais próximo de si

A Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto surge com uma nova imagem, mais moderna e aberta à comunidade, que acompanha uma estratégia de maior proximidade aos nossos utentes.

Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto em suplemento do jornal Público

Artigo sobre a Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto no suplemento do jornal Público - Perspetivas

Assembleia-Geral Ordinária no dia 22 de março

Consulte aqui a convocatória para a Assembleia-Geral Ordinária de 22 de março