Hoje celebra-se o Dia Mundial da Saúde, que este ano tem como tema “Saúde para todos”.

Quando falamos em Saúde falamos não só de viver com boa disposição física e mental, mas de bem-estar social entre os indivíduos.

A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela biologia humana, pelos ambientes físicos, sociais e económicos, mas também pelo estilo de vida – pelos hábitos comportamentais e alimentares que poderão afetar diretamente o estado de saúde.

Já todos sabemos que uma boa saúde está diretamente associada ao aumento da qualidade de vida. Fatores como a prática de atividade física e uma alimentação saudável e variada são determinantes para um estado de saúde equilibrado.

A alimentação saudável e adequada é crucial para que o crescimento, desenvolvimento e manutenção do organismo ocorra de forma ajustada e saudável.

O consumo de alimentos quer a nível de quantidade, quer a nível de qualidade desempenha um papel de extrema importância para evitar a ocorrência de carências e/ou excessos alimentares e assim melhorar o estado de saúde.

Uma alimentação inadequada com potenciais carências e/ou excessos alimentares associado a um estilo de vida sedentário pode levar ao desenvolvimento de certas patologias como obesidade, desnutrição, diabetes mellitus, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, entre outras, que afetam assim a saúde.

A Nutrição desempenha aqui um papel não só preventivo, mas de tratamento de certas doenças, tais como as referidas anteriormente e muitas outras (doenças inflamatórias intestinais, intolerâncias alimentares, doenças renais e hepáticas, entre muitas outras).

Como tal, a Nutrição está diretamente associada com a promoção de saúde dos indivíduos!

Um adequado acompanhamento nutricional é fundamental em todas as fases do indivíduo, desde a gravidez ao nascimento da criança, na idade pediátrica, na fase adulta e na fase idosa.

Se precisa de ajuda para melhorar a sua alimentação e estilo de vida em qualquer fase da sua vida, ou se possui alguma doença na qual necessita de apoio nutricional para o seu tratamento e/ou melhoria de sintomas associados, procure apoio especializado.

Estarei aqui para o/a ajudar!

Pense na sua saúde! Prevenção é a palavra de ordem!

Marque já a sua consulta de Nutrição com a Dra. Rita Azevedo – Nutricionista (Cédula Profissional 3376N) através do 222 062 130.

Abril 7, 2018