A saúde está nas suas mãos


Lavar as mãos é um gesto simples e rápido, mas os seus efeitos podem ser grandiosos: lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções, como as relacionadas com o estômago, ouvidos, garganta e pele


Toda a gente sabe que é importante lavar as mãos, mas será que o fazemos vezes suficientes? Muitas pessoas têm a tendência de lavar as mãos apenas nas situações mais óbvias, como depois de ir à casa-de-banho ou antes de comer. No entanto, há muito mais situações que levam a que seja necessário lavar as mãos – mesmo que achemos que estas estão limpas, ou que o objeto em que tocamos está livre de germes.

Encontrar um objeto ou uma superfície livre de germes é praticamente impossível. Apesar de relacionarmos o número de germes e bactérias com os objetos e locais que associamos à sujidade, como é o caso da tampa da sanita ou o próprio lixo, há muitos outros pontos de aglomeração de germes.

O frigorífico, a banca da cozinha ou a secretária do trabalho são alguns exemplos, assim como o teclado do seu computador, o seu telemóvel, corrimões, lápis e canetas, ou interruptores da luz.

O simples ato de lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções, tais como a diarreia, a gripe ou as constipações, assim como as dores de garganta e ouvido, doenças de pele, dores de garganta e infeções no ouvido e estômago. Lavar as mãos com sabão também pode ajudar a prevenir doenças como a febre tifoide ou a cólera, e a diminuir a incidência de infeções respiratórias.

Alguns comportamentos que temos no dia a dia, de forma natural e sem repararmos, podem ajudar a transmitir infeções. O facto de tocarmos inconscientemente nos olhos, nariz e boca várias vezes ao dia, por exemplo, aumenta a probabilidade de entrada de germes no nosso organismo. Se não lavarmos as mãos antes de preparar comida, os alimentos poderão ser contaminados com germes, que são depois consumidos. Os germes de mãos sujas podem passar para corrimões, mesas ou objetos, e depois serem transferidos para outras pessoas que os tocam.

A lavagem regular e completa das mãos torna-se assim uma rotina essencial, que deve ser seguida várias vezes ao dia e sempre que se tem certos comportamentos rotineiros. Exemplificando, deve-se lavar sempre as mãos nas seguintes situações:

– Antes, durante e depois de preparar comida

– Antes de comer

– Antes e depois de tratar de alguém doente

– Antes e depois de tratar de um corte ou ferida

– Depois de utilizar a casa-de-banho

– Depois de trocar a fralda a uma criança

– Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar

– Depois de tocar num animal ou na sua comida

– Depois de trabalhar ou brincar ao ar livre

– Antes e depois de colocar ou retirar lentes de contacto

 

A lavagem de mãos ideal tem uma duração entre 40 e 60 segundos e inclui todas as partes da mão – palma, parte de trás, dedos, unhas e debaixo das unhas, e entre os dedos. Esta infografia, da autoria da Direção Geral da Saúde em colaboração com a Organização Mundial da Saúde, mostra-lhe como lavar as mãos de forma a eliminar a maior quantidade possível de germes e bactérias:

 

Fontes:

– Organização Mundial da Saúde

– Centers for Disease Control and Prevention

– Direção Geral da Saúde


VOTSFP

Maio 5, 2018




Outras notícias

Nova Exposição de Andores no Museu de São Francisco do Porto

Conheça a nova Exposição de Andores do Museu de São Francisco do Porto! São várias peças para descobrir, que prometem fazer as delícias dos mais pequenos. Veja aqui algumas imagens.

II Ciclo de Música de São Francisco anima as sextas-feiras de julho

O II Ciclo de Música, de entrada livre, terá lugar na Igreja do Convento de São Francisco do Porto, nos dias 06, 13, 20 e 27 de julho pelas 21h30.

Férias: o que levar para cuidar bem de si e dos seus filhos

As férias de verão estão a chegar e muitas vezes surgem dúvidas no momento de decidir que medicamentos levar. Garanta que tem tudo o que precisa com as nossas dicas, e aprenda a criar um estojo básico de primeiros socorros.

Feliz Dia Mundial da Criança!

Hoje é Dia Mundial da Criança! Feliz dia para todos os super-heróis e super-heroínas que espalham alegria por onde passam!

Lar e Residência: as atividades não param!

No Lar Margarida Lisboa e na Residência Rainha Santa Isabel, a nossa prioridade é o bem-estar daqueles que nos chamam Casa. Por isso, organizamos diversas atividades para dinamizar os dias, estimular os utentes e criar momentos agradáveis para todos! Na foto, a nossa animadora joga com os utentes ao jogo dos países - quem será o mestre da Geografia?

Provedor da VOTSFP participa em Colóquio do Instituto de Estudos de Religião

O Provedor da VOTSFP, Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, participou no Colóquio com o tema "Estudo, preservação e dinamização do Património: o caso do núcleo arquitectónico de S. Francisco da Cidade do Porto"

Os tetos da Igreja do Convento, Igreja dos Terceiros e Museu de São Francisco do Porto

A beleza nem sempre se limita ao que está em frente aos nossos olhos - às vezes basta olhar para cima para descobrir algo novo! As fotografias mostram os belíssimos tetos que pode ver enquanto visita a Igreja do Antigo Convento, a Igreja dos Terceiros e o Museu de São Francisco do Porto.

Conta-me como foi: Sessão de esclarecimento de Nutrição

O Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade é hoje, mas no Hospital da VOTSFP a celebração foi feita no dia 17! A nutricionista Dra. Rita Azevedo conduziu uma sessão de esclarecimento extremamente interessante e esclarecedora, que agarrou a atenção dos participantes desde o primeiro minuto! Veja as fotos aqui.

Hoje é Dia Internacional da Família!

Hoje é Dia Internacional da Família, e não podíamos deixar de desejar um excelente dia a todas as famílias portuguesas!

Feliz Dia Internacional do Enfermeiro!

Hoje é dia de agradecer a todos os profissionais de enfermagem por todo o seu trabalho e dedicação

Liturgia da Palavra a 13 de maio

A celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima terá lugar na Capela do Hospital da VOTSFP, pelas 10 horas

Em maio, todos os caminhos vão dar a Fátima

Maio é mês de peregrinação para milhares de portugueses, numa tradição que dura já há mais de uma centena de anos. Duas colaboradoras da Ordem de São Francisco, com anos de experiências e histórias de caminhadas a Fátima, contam-nos porque é que o caminho e o sacrifício valem a pena

Sessão de esclarecimento gratuita – Nutrição

No dia 17 de maio vamos antecipar a celebração do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade com uma sessão de esclarecimento gratuita com a Dra. Rita Azevedo - Nutricionista!

Feliz Dia da Mãe!

A Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto deseja a todas as mães um dia muito feliz!

A saúde está nas suas mãos

Lavar as mãos é um gesto simples e rápido, mas os seus efeitos podem ser grandiosos: lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções, como as relacionadas com o estômago, ouvidos, garganta e pele

Dia Mundial da Dança: A dança não é só para miúdos

No Lar Margarida Lisboa e na Residência Rainha Santa Isabel, os graúdos têm a oportunidade de participar em aulas de dança todas as semanas, ensinadas por voluntários da Escola de Dança Ginasiano através do projeto MO.V.E.

Malária: Prevenir é o melhor remédio

No Dia Mundial da Malária, a Dra. Maria João Gonçalves, especialista em Infeciologia e Consulta do Viajante, conta-nos mais sobre a doença, os seus sintomas e as formas de prevenção.

Pequenas mudanças para um dia-a-dia mais ativo

Conheça pequenas alterações que podem fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida e trazer múltiplos benefícios para a saúde.

Que direitos tenho enquanto doente internado?

No Dia Europeu dos Direitos dos Doentes fique a saber quais são os seus direitos se estiver numa unidade de internamento.

Dia Mundial da Doença de Parkinson

Neste Dia Mundial venha conhecer melhor a Doença de Parkinson, os seus sintomas e o que pode fazer para conviver melhor com a doença

Dia Mundial da Saúde

No Dia Mundial da Saúde, a nutricionista Dra. Rita Azevedo traz-lhe informação sobre a importância de uma alimentação saudável para a manutenção da qualidade de vida.

A VOTSFP deseja-lhe uma Santa Páscoa

Os votos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto na mais importante celebração católica

Presidentes da República Portuguesa e da República Federal da Alemanha visitam Igreja do Convento de São Francisco do Porto

A Igreja do Convento de São Francisco do Porto recebeu no passado dia 02 a visita do Presidente da República Portuguesa e do Presidente da República Federal da Alemanha.

Estamos mais próximo de si

A Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto surge com uma nova imagem, mais moderna e aberta à comunidade, que acompanha uma estratégia de maior proximidade aos nossos utentes.

Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto em suplemento do jornal Público

Artigo sobre a Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto no suplemento do jornal Público - Perspetivas

Assembleia-Geral Ordinária no dia 22 de março

Consulte aqui a convocatória para a Assembleia-Geral Ordinária de 22 de março