A Festa de São João do Lar Margarida Lisboa e da Residência Rainha Santa Isabel já é uma tradição, e este ano não foi exceção! Os utentes do Lar e da Residência receberam as suas famílias para um almoço típico de São João, onde não faltaram as sardinhas, o vinho e o caldo verde. Uma refeição animada, que juntou as famílias para celebrar uma das datas mais marcantes do calendário de festividades portuenses!
24 de June, 2019
Cuidados médicos prestados nas ERPIs da VOTSFP
Acesso digital a registos de Irmãos que datam desde 1672.
Este ano, por força das circunstâncias, a celebração do dia dos Avós, no dia 26 de julho, foi virtual.
Veja aqui a convocatória para a Assembleia Geral de 25 de junho.
Na sequência das medidas adotadas em Conselho de Ministros e por forma a garantir as recomendações da DGS relativas à concentração de pessoas, a VOTSFP informa que estão encerrados o Museu e Igreja Monumento de São Francisco do Porto, por tempo indeterminado.
Consignação de 0,5% do seu IRS?
Veja aqui a convocatória para a Assembleia Geral de 26 de março.
Visita do Teatro e Museu de Marionetas do Porto aos utentes do Lar e Residência da VOTSFP
O Retábulo de Nossa Senhora do Socorro é um dos mais belos da Igreja do Convento de São Francisco.
O Provedor da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto proferiu na Saint Joseph University, em Macau, a public lecture intitulada "Historical Heritage, Tourism and Development"
A alimentação constitui uma parte essencial para a manutenção da saúde e bem-estar das crianças. Saiba mais sobre boas práticas na alimentação infantil.
One of the most striking elements of the Hall of Sessions is the altarpiece of Christ on the Cross, in gilt carving, attributed to José Teixeira Guimarães.
A atividade física tem benefícios comprovados em todas as idades. É por isso que no Lar e Residência da VOTSFP apostamos no exercício semanalmente.
O Percurso Museológico de São Francisco do Porto, que inclui a Igreja do Convento, Igreja dos Terceiros e Museu, está aberto todo o ano. Já visitou?
De acordo com a simbologia cristã, o Dia de Reis celebra o dia em que Baltasar, Gaspar e Belchior visitaram Jesus Cristo, recém-nascido.
2020 está a começar e há muitas formas de garantir que será um ano cheio de saúde. Da alimentação ao exercício físico, leia as nossas dicas para um ano 100% saudável!
A equipa da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto deseja-lhe um feliz 2020, cheio de paz, saúde e bons momentos.
Veja as fotografias da Missa do Galo da VOTSFP, que teve lugar na Igreja dos Terceiros de São Francisco do Porto.
Os votos de um Santo Natal de todos os que constituem a Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto.
No dia 24 de dezembro, às 24h, junte-se a nós para a Missa do Galo
A sessão teve como mote a Árvore de Jessé, cuja representação na Igreja do Convento de São Francisco é considerada uma das mais belas do país.
No dia 24 de dezembro, às 24h, junte-se a nós para a Missa do Galo
A festa de Natal do Lar e Residência contou com um programa recheado de música e teatro.
Os gémeos Kevin e Jonathan Sampaio foram submetidos a uma cirurgia de correção de miopia e astigmatismo
Não perca a conferência "Viver com Esclerose Múltipla: um olhar sobre a comunicação" amanhã, 5 de dezembro, às 18h30, no Hospital de São Francisco.
O donativo será aplicado na inscrição de atletas em provas e na deslocação para o Campeonato Nacional de Inverno.
No dia 05 de dezembro, às 18h30, junte-se a especialistas com vasta experiência na área para uma conversa aberta sobre a Esclerose Múltipla. Inscrições abertas!
Os pormenores de tirar o fôlego são incontáveis na Igreja do Convento de São Francisco do Porto. Na imagem, a Rainha Santa Isabel de Portugal no retábulo de Nossa Senhora da Rosa, da autoria do arquiteto Francisco do Couto e Azevedo.
O novo espaço de oração para os utentes do Lar e Residência foi batizado em honra da padroeira da VOTSFP, Rainha Santa Isabel, e foi decorado com peças do acervo da Ordem.
Mais um evento organizado pela equipa do Lar Margarida Lisboa e Residência Rainha Santa Isabel, com o intuito de proporcionar bons momentos aos utentes.
Mesmo em idades mais avançadas, a atividade física é sempre aconselhável para manter os músculos, ossos e articulações fortes.
Veja aqui a convocatória para a Assembleia Geral de 28 de novembro.
O retábulo da Capela de Santo António data de 1724 e foi realizado pelo entalhador Luís Pereira da Costa.
A Plagiocefalia é uma das deformidades cranianas mais comuns em bebés. No Hospital de São Francisco temos uma solução rápida, eficaz e indolor.
O Retábulo dos Santos Mártires de Marrocos foi realizado por Manuel Pereira da Costa Noronha em 1750. Já conhece?
O nosso laser, com tecnologia inovadora, permite realizar uma ampla gama de opções terapêuticas com resultados rápidos e eficazes.
A Igreja dos Terceiros de S. Francisco foi considerada por Carlos de Passos como a mais "notável pela harmonia e homogeneidade do conjunto (arquitetura e decoração) e, também pela sua feição italiana, única na cidade e pouco vulgar no país".
Os utentes do Lar Margarida Lisboa e da Residência Rainha Santa Isabel tiveram um dia diferente em Guimarães.
O Piso das Clínicas Rei D. Manuel II, Ministro Perpétuo da VOTSFP, foi inaugurado pelo Provedor na passada sexta-feira
O Outono chegou oficialmente ao Lar Margarida Lisboa e à Residência Rainha Santa Isabel!
No passado domingo, teve lugar na Igreja do Convento de São Francisco do Porto a Missa da Festa de São Francisco, celebração anual do patrono da VOTSFP.
A parceria tem em vista a inauguração de um espaço educativo na área da Medicina Dentária.
É com muito gosto que recebemos diariamente centenas de visitantes que escolhem incluir a Igreja do Convento e o Museu de São Francisco nos seus roteiros pelo Porto!
A Capela de Nossa Senhora da Soledade, da autoria de Francisco Pereira Campanhã, deslumbra pela entrada dourada em estilo rococó.
A Prof. Doutora Maria José Sá, especialista em neurologia, explica o que são cefaleias, numa introdução à primeira sessão das Conversas Neurológicas de S. Francisco, a decorrer no dia 19 de setembro.
A Prof. Doutora Maria José Sá, especialista em Neurologia e sócia da Sociedade Portuguesa de Cefaleias, conta-lhe tudo sobre a doença no dia 19 de setembro às 18h30. Entrada gratuita!
A citação foi atribuída ao Conde de Raczynski aquando da sua visita à Igreja.
Já conhece o Hospital de São Francisco do Porto? Temos uma vasta gama de especialidades médicas, não médicas e cirúrgicas, aliadas ao melhor atendimento e a vários acordos e convenções.
Já conhece a Igreja dos Terceiros de São Francisco do Porto? Vale a pena visitar, parar e assimilar todos os pormenores que fazem dela um belíssimo exemplo da arquitetura classicista religiosa.
Damos-lhe uma lista para garantir que não se esquece de nenhum medicamento importante para as suas viagens.
Muitas vezes admirada por quem a visita, a fachada principal da Igreja do Convento de São Francisco do Porto é mais do que a porta de entrada para a beleza da talha dourada no interior.
Para saber como cuidar da sua saúde quando viaja para o estrangeiro, preparámos algumas dicas a ter em atenção.
Hoje é Dia da Assunção de Nossa Senhora. Leia aqui a oração deste dia, para celebrar o dia santo que também é feriado em Portugal.
Da parceria resultará uma Unidade de Imagiologia com equipamentos de última geração e cuidados de excelência.
O Retábulo de Nossa Senhora do Socorro, que data de 1740, foi desenhado pelo Arquiteto Francisco do Couto e Azevedo e executado por Manuel da Costa e Andrade, os mesmos artistas do Retábulo de Nossa Senhora da Rosa.
A peça foi criada no âmbito do programa “25 anos onde todos contam” da Associação CAIS.
E assim terminou mais um Ciclo de Música de São Francisco do Porto, com um concerto de Música Ibérica, Inglesa e Francesa dos sécs. XVI e XVII. Uma atuação memorável de Filipe Veríssimo (órgão), Xurxo Varela (viola da gamba) e Hugo Sanches (tiorba).
Os utentes do Lar Margarida Lisboa e da Residência Rainha Santa Isabel têm estado a preparar surpresas para os seus netos e filhos!
Veja um excerto da atuação do Coro do Mosteiro de Grijó no III Ciclo de Música de São Francisco do Porto!
O III Ciclo de Música de S. Francisco do Porto esteve em destaque no programa n'Agenda do Porto Canal (a partir do minuto 14:55)
O Bando de Surunyo atuou no segundo dia do III Ciclo de Música de São Francisco, interpretando música dos séculos XVI e XVII. Mais um concerto marcante na Igreja do Convento de São Francisco do Porto!
Hoje é dia de concerto! O Bando de Surunyo vai ser o protagonista do segundo dia do III Ciclo de Música de São Francisco, com um programa focado em cantos de devoção no Renascimento e Barroco Ibérico.
A celebração, que é já uma tradição anual, teve lugar no dia 07 de julho e foi celebrada pelo capelão da VOSTFP.
A Sala foi benzida por Dom Carlos Filipe Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz 1996.
O primeiro concerto do III Ciclo de Música de São Francisco, protagonizado pela Banda do Exército - DestPorto, foi um sucesso!
Está a chegar o III Ciclo de Música de São Francisco! De entrada livre, terá lugar na Igreja do Convento de São Francisco do Porto todas as sextas-feiras de julho, pelas 21h30.
A Oficina de Conservação e Restauro da VOTSFP foi criada em 2017 para preservar o acervo artístico da Igreja e do Museu de S. Francisco do Porto
O almoço de São João juntou os utentes às suas famílias para celebrar uma das festas mais marcantes da Invicta.
O antigo prelado de Díli visitou as duas igrejas da Casa, o Museu e as Catacumbas.
Na Igreja do Convento de São Francisco do Porto não faltam pormenores para apreciar, como é o caso da Capela dos Reis Magos. Já conhece?
A beleza nem sempre se limita ao que está em frente aos nossos olhos - às vezes basta olhar para cima para descobrir algo novo! As fotografias mostram os belíssimos tetos que pode ver enquanto visita a Igreja do Antigo Convento, a Igreja dos Terceiros e o Museu de São Francisco do Porto.
Já conhece a página do Hospital de São Francisco do Porto? Saiba tudo sobre as nossas instalações, o nosso corpo clínico, as especialidades que oferecemos e todas as comodidades que pode encontrar no nosso Hospital!
Hoje é o dia delas, e por isso preparámos um jogo especial... Para fazer a olho no computador ou imprimir, o que importa é que os mais pequenos se divirtam!
A Capela funerária de Luís Álvares de Sousa contrasta com a talha dourada na diversidade das suas cores, provando a diversidade artística presente na Igreja do Convento de São Francisco do Porto.
A visita decorreu no âmbito de uma disciplina da licenciatura em Educação Social e proporcionou uma tarde diferente aos nossos utentes.
O grupo de militares visitou a Igreja junto do Provedor da VOTSFP.
Hoje é Dia Internacional dos Museus! Aproveite este dia para visitar o belíssimo Museu de São Francisco do Porto.
Porque a família é uma das coisas mais importantes da vida, desejamos-lhe um feliz Dia Internacional da Família!
Obrigada a todos os Enfermeiros que se dedicam diariamente a tornar a nossa Instituição cada vez melhor. Feliz Dia Internacional do Enfermeiro!
Passo a passo, sem nunca descurar a saúde! Leia os nossos conselhos para a Peregrinação.
A Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto deseja a todas as mães um dia muito feliz!
Conheça as alterações de trânsito nas ruas de acesso à Rua da Bolsa, que serão implementadas de 30 de abril a 10 de maio.
Hoje é Dia Mundial da Dança! Os nossos utentes não param de aprender novas coreografias e de aproveitar os benefícios desta atividade.
A Igreja do Convento de São Francisco do Porto é um dos mais icónicos monumentos da cidade e um dos mais belos e completos repositórios de talha dourada do país! Já conhece?
A Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto deseja uma Santa Páscoa a si e aos seus.
Todos os dias são bons para visitar a Igreja do Convento de São Francisco do Porto, mas hoje há uma razão especial: é Dia Internacional dos Monumentos e Sítios! Vamos celebrar com uma visita?
O Cemitério Catacumbal, que faz parte do percurso museológico da VOTSFP, guarda as ossadas dos Irmãos falecidos da Ordem. O cenário é marcado a preto e branco, pelo contraste entre o tom escuro da estrutura e o tom claro que completa os nichos. Vai visitar?
Os utentes do Lar Margarida Lisboa e da Residência Santa Isabel sabem que é essencial fazer exercício em todas as fases da vida. Por isso, as atividades que desenvolvem as capacidades motoras são promovidas regularmente, com grande adesão!
A capela de Nossa Senhora da Soledade é considerada por muitos um dos trabalhos mais bem conseguidos pelo mestre escultor Francisco Pereira Campanhã, pela delicadeza e requinte da sua execução. Já conhece?
Os utentes do Lar Margarida Lisboa e da Residência Rainha Santa Isabel já estão a preparar as decorações!
A construção da Igreja iniciou-se em 1792, a partir da reconstrução da capela-mor da primeira Igreja da Rainha de Santa Isabel, e continuou, a partir de 1795, com a construção de um novo corpo, sacristia e capela de Santo António.
O acordo com a associação, que promove a proteção e ajuda aos animais, procura honrar e fortalecer a mensagem de São Francisco.
Hoje é Dia Nacional dos Centros Históricos, mas as celebrações serão no sábado, dia 30, com diversas atividades a decorrer na zona antiga da cidade, considerada Património Mundial pela UNESCO. Este ano, a Igreja do Convento de São Francisco associa-se à iniciativa!
Sabia que existem diversas personalidades ilustres sepultadas no Cemitério Privado da VOTSFP, em Agramonte? O escritor Júlio Dinis, autor de romances como "As Pupilas do Senhor Reitor" e "A Morgadinha dos Canaviais", é uma delas!
A todos os que cuidam, protegem e amam como só um pai sabe, desejamos um feliz Dia do Pai!
As comemorações dos 385 anos da VOTSFP foram encerradas no dia 16 de março com a conferência “A Venerável Ordem Terceira de S. Francisco do Porto, 385 anos ao serviço da cidade do Porto (1633-2018)”, proferida pelo Provedor, Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa.
Um dos tesouros do Museu de São Francisco do Porto é a Sala das Sessões, que impressiona pela beleza do seu teto e pela decoração sumptuosa. A autoria é de dois dos melhores entalhadores da primeira metade do século XVIII com formação no barroco joanino portuense: José Martins Tinoco e José Teixeira Guimarães.
Às mulheres que todos os dias fazem do Mundo um lugar melhor, os nossos parabéns. Às mulheres que todos os dias fazem da nossa Instituição um lugar melhor, o nosso agradecimento. Feliz Dia Internacional da Mulher!
A tarde de Carnaval trouxe uma atuação de fados ao Lar Margarida Lisboa e à Residência Rainha Santa Isabel.
Partes da Igreja do Convento de São Francisco, como o painel dos Santos Mártires do Japão, contam a história dos franciscanos.
O Carnaval está a chegar e no Lar Margarida Lisboa e na Residência Rainha Santa Isabel já se sente a animação!
Os tetos da Igreja do Convento de São Francisco deslumbram pela talha dourada.
A Assembleia-Geral Ordinária tem como objetivo "Deliberar sobre o Relatório e as Contas do Exercício do ano de dois mil e dezoito".
De 21 a 24 de fevereiro, a Rua da Bolsa terá apenas circulação descendente e estacionamento limitado.
Os utentes do Lar Margarida Lisboa e da Residência Rainha Santa Isabel aproveitaram o Dia de São Valentim para se expressarem através da música.
A história da Igreja do Convento de São Francisco do Porto une-se à própria história da cidade.
A iniciativa permitiu a alunos da licenciatura em Arte - Conservação e Restauro da Universidade Católica Portuguesa/Centro Regional do Porto executarem tratamentos no acervo da Ordem, sob orientação da conservadora-restauradora da VOTSFP.
No transepto do lado da Epístola, encontra-se a Capela da família Carneiro, mais um tesouro da Igreja do Convento de São Francisco do Porto.
No Dia Europeu da Proteção de Dados, lembramos-lhe que na VOTSFP estamos sempre a trabalhar no sentido de melhorar a cada dia a sua privacidade e a segurança dos seus dados pessoais!
Quem já visitou a Igreja de São Francisco do Porto sabe que não é possível ficar indiferente à exuberância da Árvore de Jessé.
No Lar Margarida Lisboa e na Residência Rainha Santa Isabel já se prepara o Dia de São Valentim!
A harmonia de todos os pormenores que compõem o Retábulo da Anunciação de Nossa Senhora fazem dele uma das partes mais belas da Igreja do Convento de São Francisco do Porto.
Na passada sexta-feira, foi dada posse aos órgãos sociais da VOTSFP, eleitos para o quadriénio 2019-2022.
Da parte de todos os que fazem parte da VOTSFP, um feliz ano de 2019!
A VOTSFP ofereceu cobertores aos utentes do Refeitório Francisco Manuel Ortigão de Oliveira.
Veja as fotografias da Missa do Galo da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto.
A Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto deseja-lhe um Santo Natal.
A Missa do Galo terá lugar no dia 24 de dezembro às 24h na Igreja dos Terceiros de São Francisco do Porto.
O evento contou com momentos de dança, teatro, atuação musical e apresentação de um resumo fotográfico das atividades desenvolvidas durante o ano no Lar e na Residência.
Por ocasião da visita, a Magnífica Reitora da Universidade Católica Portuguesa assinou o Livro de Honra da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto.
O Provedor da VOTSFP recebeu o Senhor D. Manuel Linda, Bispo do Porto, a Presidente do CRP da UCP, Prof. Doutora Isabel Braga da Cruz, e os Provedores de diversas instituições de relevo.
O Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa foi eleito Provedor da VOTSFP para o quadriénio de 2019/2022, nas eleições realizadas ontem, 9 de Dezembro de 2018.
A Igreja do Convento de São Francisco do Porto figurou no programa Caminhos da História do Porto Canal. Veja o vídeo.
No Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, saiba mais sobre a doença, as formas de transmissão e os cuidados a ter para evitar o contágio.
O Natal está próximo e os nosso utentes do Lar Margarida Lisboa e da Residência Rainha Santa Isabel já puseram as mãos à obra para criar presentes únicos para as suas famílias!
Em tempo de castanhas, os utentes do Lar Margarida Lisboa e da Residência Rainha Santa Isabel participaram num Magusto com direito a atuação do Coro Corpus Christi.
A Cafetaria, aberta todos os dias das 08h30 às 10h e das 15h às 20h, tem uma grande variedade de alimentos e bebidas que satisfazem todos os gostos.
Project MO.V.E. from Ginasiado Dancing School has returned to Margarida Lisboa and Rainha Santa Isabel Nursing Homes, possibilitating new and engaging activities to the senior residents.
Veja aqui a convocatória para a Assembleia Geral de 09 de dezembro, na qual decorrerá a eleição dos Corpos Gerentes da Ordem para o quadriénio de 2019-2022.
Sabia que em 1833, no final do Cerco do Porto, um incêndio provocado por um tiroteio miguelista destruiu o antigo claustro, a fachada e parte do interior da Igreja do Convento de São Francisco do Porto? Da fachada primitiva restou apenas a rosácea, símbolo da Rosa Fortunae, que ilumina a bela Igreja.
Items available for sale include perfumed soaps, notebooks and sachets, menthol lozenges, ambient diffusers, lamps, rosaries, dozens, scapulars, crucifixes and medals.
A hundred years is no joke, but the celebration can be a lot of fun! Congratulations, Mrs. Lucinda!
The Protocol of Partnership and Cooperation, signed between VOTSFP and the Parish Social Center of St. Nicholas, guarantees the provision of lunches to people in a disadvantaged economic and social condition.
See here the call for the Ordinary General Meeting of the 15th of November
The Saint Francis Convent Church was chosen to be part of a day visit of the kings of the Belgians to the city of Porto
Já visitou a Igreja Dourada? Um dos monumentos mais icónicos da Invicta, a Igreja junta os estilos gótico, românico e barroco.
The work "Património Humano: Personalidades Gaienses", whose coordination is the responsibility of Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, Ph.D, Purveyor of VTOSFP, is part of the "Património de Gaia" collection.
The new Dr. Elísio Alves Pimenta Clinic Floor was inaugurated and blessed by His Most Reverend Manuel Linda, Bishop of Porto.
Last Sunday, Saint Francis Convent Church was the stage of the VTOSFP patron celebrations in a ceremony that has also welcomed the new Brothers of the Order.
A Mesa Administrativa da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Guimarães visitou a nossa Igreja e Museu, o Hospital e o Lar e Residência.
A Doença de Alzheimer é uma condição crónica, degenerativa e intransmissível, que causa a deterioração de diversas funções cognitivas. Explicamos-lhe tudo sobre a doença: o que é, quais os sintomas, como controlar a sua evolução e como reduzir o risco.
The Saint Francis Convent Church hides details of a fascinating beauty that is worth getting to know.
The Chapel of Our Lady of Soledade draws attention to the golden entrance in rococo style.
Setembro é o mês de sensibilização para as doenças malignas do sangue, e por essa razão vimos falar-lhe sobre Linfomas. Saiba mais sobre o que são os linfomas, quem pertence aos grupos de risco e quais os possíveis tratamentos.
O Retábulo de Nossa Senhora do Socorro, situado na nave lateral esquerda, foi desenhado e executado pelos mesmos artistas do Retábulo de Nossa Senhora da Rosa.
Para sua conveniência, a partir de agora tem direito a uma hora de estacionamento gratuito no parque SABA Ribeira quando vier a uma consulta no nosso hospital.
O exercício físico é essencial para qualquer pessoa, e no caso dos idosos os benefícios são muitos e variados. As segundas-feiras são sempre animadas no nosso Lar e Residência - e a atividade física é o principal motivo!
O bom cuidado dos olhos passa por estar atento a quaisquer mudanças ou sintomas que possam indicar doença ocular. Se sente desconforto regular, secura ou ardor, está na hora de marcar uma consulta!
The altarpiece of the Annunciation of Our Lady is another proof of the mastery of the Portuguese carvers dedicated to the Saint Francis Convent Church.
No Lar Margarida Lisboa e na Residência Rainha Santa Isabel, todos os dias são feitas atividades para estimular o convívio e o desenvolvimento cognitivo dos utentes.
A Igreja do Convento de São Francisco tem milhares de pormenores que fazem valer a pena a visita. Um deles é o Retábulo dos Santos Mártires de Marrocos.
Os prémios monetários serão entregues a alunos da Universidade Católica Portuguesa pelo Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, Provedor da VOTSFP, em setembro
O desconforto nos olhos pode ser sinal de olho seco, uma condição que deve ser tratada e acompanhada, de forma a evitar que se prolongue e agrave. Fique a saber os sintomas, causas e tratamento da secura ocular.
Na passada sexta-feira, o Ensemble Vocal pró-Música encerrou o II Ciclo de Música de São Francisco com um concerto inesquecível. Veja aqui um pequeno excerto do concerto!
O último concerto do Ciclo será protagonizado pelo Ensemble Vocal Pró-Música, numa atuação que promete surpreender.
Na passada sexta-feira, o Coro da Escola Superior de Educação do IPP atuou na Igreja do Convento de São Francisco do Porto, brindando o público com uma magnífica performance. Veja um excerto do concerto aqui!
A água é essencial para a sobrevivência do ser humano, mas a acumulação de fluído em excesso em certas partes do corpo pode causar desconforto e mal-estar. A retenção de líquidos é uma condição bastante comum, mas há pequenos gestos que podem ajudar a combatê-la. Veja tudo aqui.
Hoje é dia de mais um concerto do II Ciclo de Música de São Francisco, protagonizado pelo Coro da Escola Superior de Educação do IPP. A não perder, hoje às 21h30.
Em Portugal, há milhares de pessoas a precisar de transplantes, mas a quantidade de dadores está longe de ser suficiente. Doar órgãos e tecidos pode salvar vidas e pode ser feito com segurança. Saiba mais sobre a transplantação aqui.
Na última sexta-feira, dia 13 de julho, a Igreja do Convento de São Francisco do Porto recebeu o segundo concerto do II Ciclo de Música de São Francisco, que ficará na memória pela belíssima atuação do Coro Polifónico da Lapa. Veja aqui as fotos!
A poucas horas de mais um concerto do II Ciclo de Música de São Francisco, já está tudo preparado para mais uma grande atuação, desta vez por parte do Coro Polifónico da Lapa! Contamos consigo hoje, às 21h30, na Igreja do convento de São Francisco do Porto.
As crianças são um dos grupos etários mais propensos a acidentes, mas é possível minimizar a probabilidade dos mesmos se forem tomadas algumas precauções. Veja aqui alguns dos acidentes infantis mais frequentes e alguns cuidados a ter.
O passado domingo, dia 01 de julho, foi marcado pela Missa da Festa da Rainha Santa Isabel, numa cerimónia que teve lugar na Igreja do Convento de São Francisco do Porto e deu as boas-vindas aos novos Irmãos desta Ordem Terceira
No rescaldo da maior festa da Invicta, mostramos-lhe as celebrações deste São João no Lar Margarida Lisboa e na Residência Rainha Santa Isabel. Entre sardinhas e caldo verde, não faltou animação, num almoço que juntou todos os utentes e as suas famílias!
O acordo com o Instituto da Segurança Social, criado no âmbito do programa PROCOOP, visa beneficiar os utentes do Lar Margarida Lisboa.
Conheça a nova Exposição de Andores do Museu de São Francisco do Porto! São várias peças para descobrir, que prometem fazer as delícias dos mais pequenos. Veja aqui algumas imagens.
O II Ciclo de Música, de entrada livre, terá lugar na Igreja do Convento de São Francisco do Porto, nos dias 06, 13, 20 e 27 de julho pelas 21h30.
As férias de verão estão a chegar e muitas vezes surgem dúvidas no momento de decidir que medicamentos levar. Garanta que tem tudo o que precisa com as nossas dicas, e aprenda a criar um estojo básico de primeiros socorros.
Hoje é Dia Mundial da Criança! Feliz dia para todos os super-heróis e super-heroínas que espalham alegria por onde passam!
No Lar Margarida Lisboa e na Residência Rainha Santa Isabel, a nossa prioridade é o bem-estar daqueles que nos chamam Casa. Por isso, organizamos diversas atividades para dinamizar os dias, estimular os utentes e criar momentos agradáveis para todos! Na foto, a nossa animadora joga com os utentes ao jogo dos países - quem será o mestre da Geografia?
O Provedor da VOTSFP, Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, participou no Colóquio com o tema "Estudo, preservação e dinamização do Património: o caso do núcleo arquitectónico de S. Francisco da Cidade do Porto"
A beleza nem sempre se limita ao que está em frente aos nossos olhos - às vezes basta olhar para cima para descobrir algo novo! As fotografias mostram os belíssimos tetos que pode ver enquanto visita a Igreja do Antigo Convento, a Igreja dos Terceiros e o Museu de São Francisco do Porto.
O Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade é hoje, mas no Hospital da VOTSFP a celebração foi feita no dia 17! A nutricionista Dra. Rita Azevedo conduziu uma sessão de esclarecimento extremamente interessante e esclarecedora, que agarrou a atenção dos participantes desde o primeiro minuto! Veja as fotos aqui.
Hoje é Dia Internacional da Família, e não podíamos deixar de desejar um excelente dia a todas as famílias portuguesas!
Hoje é dia de agradecer a todos os profissionais de enfermagem por todo o seu trabalho e dedicação
A celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima terá lugar na Capela do Hospital da VOTSFP, pelas 10 horas
Maio é mês de peregrinação para milhares de portugueses, numa tradição que dura já há mais de uma centena de anos. Duas colaboradoras da Ordem de São Francisco, com anos de experiências e histórias de caminhadas a Fátima, contam-nos porque é que o caminho e o sacrifício valem a pena
No dia 17 de maio vamos antecipar a celebração do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade com uma sessão de esclarecimento gratuita com a Dra. Rita Azevedo - Nutricionista!
A Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto deseja a todas as mães um dia muito feliz!
Lavar as mãos é um gesto simples e rápido, mas os seus efeitos podem ser grandiosos: lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções, como as relacionadas com o estômago, ouvidos, garganta e pele
No Lar Margarida Lisboa e na Residência Rainha Santa Isabel, os graúdos têm a oportunidade de participar em aulas de dança todas as semanas, ensinadas por voluntários da Escola de Dança Ginasiano através do projeto MO.V.E.
No Dia Mundial da Malária, a Dra. Maria João Gonçalves, especialista em Infeciologia e Consulta do Viajante, conta-nos mais sobre a doença, os seus sintomas e as formas de prevenção.
Conheça pequenas alterações que podem fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida e trazer múltiplos benefícios para a saúde.
No Dia Europeu dos Direitos dos Doentes fique a saber quais são os seus direitos se estiver numa unidade de internamento.
Neste Dia Mundial venha conhecer melhor a Doença de Parkinson, os seus sintomas e o que pode fazer para conviver melhor com a doença
No Dia Mundial da Saúde, a nutricionista Dra. Rita Azevedo traz-lhe informação sobre a importância de uma alimentação saudável para a manutenção da qualidade de vida.
Os votos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto na mais importante celebração católica
A Igreja do Convento de São Francisco do Porto recebeu no passado dia 02 a visita do Presidente da República Portuguesa e do Presidente da República Federal da Alemanha.
A Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto surge com uma nova imagem, mais moderna e aberta à comunidade, que acompanha uma estratégia de maior proximidade aos nossos utentes.
Artigo sobre a Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto no suplemento do jornal Público - Perspetivas
Consulte aqui a convocatória para a Assembleia-Geral Ordinária de 22 de março