Pode marcar visitas presencialmente,

através do email geral@ordemsaofrancisco.pt

ou ligando para o 222 062 125


Apresentação


 

 

É também frequente a celebração de dias festivos, como é o caso do São João ou do Dia dos Avós, que facilitam a integração dos utentes e o envolvimento das suas famílias.

As visitas das famílias ou amigos são livres, não havendo um horário para o fazer, e os utentes, desde que as condições de saúde o permitam, podem aproveitar livremente todo o espaço da baixa do Porto e da beira-rio, saindo do Lar sempre que o desejarem, tanto por períodos curtos como por temporadas mais longas, o que lhes permite manterem os seus interesses e a sua integração na sociedade.

O Lar Margarida Lisboa, inicialmente destinado à prestação de auxílio aos Irmãos da Ordem, é hoje, dentro da sua capacidade, aberto a todos os cidadãos. O seu principal objetivo é prestar cuidados que permitam a satisfação das necessidades básicas e atividades da vida diária dos utentes, a nível de alojamento, alimentação, higiene, saúde e lazer.

Todos os funcionários do Lar Margarida Lisboa honram o compromisso de garantir e respeitar a independência, a individualidade e a privacidade dos utentes. Uma das maiores preocupações dos responsáveis e trabalhadores do Lar é a de criar momentos agradáveis aos utentes, através de atividades divertidas de caráter facultativo, que estimulem o corpo e a mente. São frequentes sessões de ginástica adaptada, jogos sobre cultura e geografia e atividades que promovem o convívio entre os utentes.


Alojamento


O Lar Margarida Lisboa tem quartos individuais e quartos duplos. Cada quarto inclui uma casa de banho equipada com suportes de auxílio, para além de estar mobilado com todos os equipamentos essenciais para garantir o conforto dos utentes.

Apesar de todos os quartos serem equipados com todas as comodidades, é dada aos utentes, sempre que fisicamente possível, a hipótese de decorarem os seus quartos com mobília própria e objetos de decoração pessoais, de forma a maximizar o sentimento de conforto e bem-estar.


Serviços e equipamentos


Todos os utentes do Lar Margarida Lisboa dispõem de apoio de higiene pessoal e de estruturas, apoio espiritual, atividades de estimulação física e cognitiva e tratamento de roupa e costura.

Os serviços de saúde proporcionados pelo Lar incluem um médico, equipa de enfermagem e acompanhamento a consultas pontuais em caso de necessidade.

Todos os pisos dispõem de uma sala de convívio com uma copa.

Os utentes poderão usufruir de outros serviços como cabeleireiro, fisioterapeuta e ginásio, suportando os respetivos custos constantes do regulamento.


Galeria






Pode marcar visitas presencialmente,

através do email geral@ordemsaofrancisco.pt

ou ligando para o 222 062 125


Apresentação


A Residência Rainha Santa Isabel tem como objetivo prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos residentes, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e qualidade de vida. A Residência compromete-se a proporcionar o bem-estar social aos seus utentes, numa convivência sã e num ambiente saudável.

Mais do que um alojamento, a Residência Rainha Santa Isabel tem como objetivo estimular os utentes a usufruir do potencial de convivência que o estabelecimento proporciona, através de atividades facultativas que estimulam a capacidade física e intelectual dos idosos.

Os utentes podem sair da Residência a qualquer momento que desejem, tanto por períodos curtos como por temporadas mais longas.
A privilegiada localização da Residência, como do Lar, proporciona aos seus utentes a possibilidade de desfrutarem de imediato, saindo das respetivas instalações, de toda vida e serviços existentes no centro e na beira-rio do Porto.

As visitas de familiares e amigos podem também ser feitas em qualquer horário durante o dia, com preferência entre as 11h e as 20h.


Alojamento


A Residência Rainha Santa Isabel possui não só quartos individuais e quartos duplos, mas também apartamentos individuais e duplos. Todos os aposentos possuem casa de banho completamente adaptada, de forma a facilitar a sua utilização e potenciar a independência dos utentes.

Os utilizadores da Residência têm a possibilidade de trazer mobiliário para decorar os seus quartos ou apartamentos, de forma a personalizar as habitações e sentirem-se num ambiente mais familiar e confortável.


Serviços e equipamentos


Todos os utentes da Residência Rainha Santa Isabel têm direito a limpeza diária do quarto e limpeza geral, com mudança de roupa de cama e toalhas, semanalmente. Os serviços da Residência incluem apoio espiritual, atividades de estimulação física e cognitiva e tratamento de roupa e costura. Os cuidados de saúde proporcionados incluem o acesso regular a um médico, equipa de enfermagem e acompanhamento a eventuais consultas. Todos os pisos dispõem de uma sala de convívio com uma copa.

Os Residentes têm também direito a desconto nos custos com os serviços de saúde do Hospital da Ordem de São Francisco, incluindo nas consultas de especialidade, meios complementares de diagnóstico, internamento e bloco operatório.
É também possível usufruir de comodidades como cabeleireiro, fisioterapeuta e ginásio, mediante pagamento extra.


Galeria




Formulário de inscrição para o Lar e a Residência




Serviços Comunitários e Religiosos


Na Ordem de São Francisco do Porto levamos a cabo um serviço de alimentação a carenciados que está aberto a todas as pessoas que dele necessitem.

As refeições são servidas diariamente às 11h, num refeitório na Rua do Comércio, adquirido, equipado e decorado pela Ordem para o efeito.

São distribuídas cerca de 40 refeições por dia durante a semana e 45 todos os sábados e domingos.

Os serviços religiosos são orientados pelo Padre Capelão da VOTSFP, Henrique Januário, que acompanha diariamente as atividades na Ordem.

Os Irmãos e funcionários da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto tratam do asseio da Igreja, zelam o altar sagrado, e, com o auxílio do Padre Capelão que presta apoio espiritual aos utentes do Hospital, do Lar e da Residência Sénior, preparam e colaboram nas eucaristias e organizam as principais festividades do calendário religioso.